Terminal Hidroviário de Almeirim será entregue ainda neste semestre

O Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Almeirim, localizado na região do Baixo Amazonas, será entregue neste semestre pelo Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). Nesta quinta-feira (11), o presidente da Companhia, Abraão Benassuly, recebeu em gabinete a prefeita de Almeirim, Maria Lucidalva de Carvalho, para repassar mais detalhes sobre a obra, que beneficiará cerca de 35 mil moradores do município.

Foto: Ascom CPH

“Assim como os outros já entregues na região do Baixo Amazonas, o terminal hidroviário de Almeirim tem uma estrutura moderna com rampas metálicas articuladas e flutuantes, para dar conforto e segurança aos usuários do município. É mais um equipamento que vai auxiliar na integração do modal hidroviário da região, que tem os rios como ruas”, destaca Abraão Benassuly, presidente da CPH.

Durante a reunião, o presidente da Companhia mostrou o projeto do terminal para a prefeita e ressaltou a infraestrutura investida pelo Governo do Pará. Orçado em um pouco mais de R$ 3,7 milhões, com recursos oriundos da Caixa Econômica Federal, o terminal contará com cadeiras confortáveis para 20 lugares; televisão; sala para órgãos do Estado; bebedouro; ar-condicionado; lanchonete; guichês para vendas de passagens e banheiros masculino, feminino e portadores de necessidades especiais.

Do lado do fora, o terminal terá uma passarela de ligação coberta para acesso aos flutuantes, rampas metálicas biarticuladas, além de sistema de amarração e fundeio para embarcações. O terminal já possui outorga da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para operar desde 2019.

Para a prefeita de Almeirim, Maria Lucidalva de Carvalho, a entrega do terminal hidroviário representa melhoria na qualidade de vida dos usuários que dependem dos rios para se deslocar.

“Estamos ansiosos por essa inauguração, é uma obra importante do Governo do Estado, e com certeza, virão muitas obras nessa gestão. Além de uma infraestrutura maravilhosa, diante da que nós temos hoje, vai ajudar na mobilidade da nossa população e nós estamos muito felizes aqui na CPH conversando e alinhando a futura inauguração do terminal”, disse a gestora municipal, que esteve acompanha pelo secretário especial Wallace Carvalho Júnior.

Na região do Baixo Amazonas, a CPH já entregou os terminais hidroviários de Terra Santa, Faro, Prainha e Curuá, e em breve entregará os de Almeirim e Santarém, incluindo o do distrito de Santana do Tapará. Os equipamentos são construídos com recursos da Caixa Econômica Federal e já foram outorgados pela Antaq, recebendo autorização para operar. Nesta mesma região, a CPH reconstrói os terminais de Óbidos e Monte Alegre, e já recebeu autorização para início das obras no porto de Alenquer.

Fonte: https://www.agenciapara.com.br/noticia/25744/ | Texto: Bruno Magno (CPH)