Belém sediou o evento "Diálogos Hidroviáveis" para impulsionar o desenvolvimento das hidrovias da região

Encontro reúne agentes do setor de navegação fluvial para debater iniciativas e promover a colaboração entre setores produtivos.

A capital paraense recebeu na última nesta quinta-feira o evento "Diálogos Hidroviáveis – Programa de Integração de Iniciativas para o Desenvolvimento Sustentável da Navegação e das Hidrovias Brasileiras". Promovido pela ADECON (Associação de Desenvolvimento Sustentável da Navegação e Hidrovias do Brasil), em parceria com o Sindarpa (Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará), o evento reuniu os principais agentes do setor de navegação fluvial para debater questões relevantes e fomentar o crescimento da navegação fluvial no país.

Realizado na sede do Sindarpa, o encontro contou com painéis que abordaram diferentes aspectos da navegação interior. Durante essas discussões, o foco foi fomentar o diálogo construtivo com os setores produtivos, visando identificar desafios e oportunidades para o setor de navegação fluvial. Dário Pantoja, presidente do Sindarpa, expressou sua satisfação em sediar o evento e destacou a importância da colaboração entre os diversos segmentos envolvidos na navegação interior.

"É muito bom que o Sindarpa receba eventos como esse para fortalecer a nossa navegação. A ideia aqui é juntar os governos, juntar todos os leques da navegação e discutir os encalços, os problemas e, acima de tudo, levar uma política pública para que possamos construir um Brasil muito melhor", enfatizou Pantoja.

Éric Moura, diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), ressaltou a importância da iniciativa "Diálogos Hidroviáveis" na promoção de um diálogo constante entre o setor de navegação, o setor produtivo e os agentes estatais. Moura declarou:

"A participação do DNIT no Diálogos Hidroviáveis é para manter o diálogo permanente com a navegação, com o setor produtivo e com todos os envolvidos no setor da navegação. Isso é muito importante, é uma iniciativa que foi criada em 2017 e isso permanece até hoje como uma mola propulsora tanto para o DNIT quanto para os outros agentes estatais envolvidos.”

A navegação fluvial desempenha um papel crucial na economia brasileira, especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde a infraestrutura hidroviária é uma alternativa viável para o transporte de cargas. A busca por soluções sustentáveis e eficientes para o desenvolvimento das hidrovias brasileiras é fundamental para impulsionar o crescimento econômico e a logística do país.

• _MG_9746.jpg
  • _MG_9747.jpg
  • _MG_9748.jpg
  • _MG_9754.jpg
  • _MG_9760.jpg
  • _MG_9764.jpg
  • _MG_9767.jpg

O evento "Diálogos Hidroviáveis" não apenas fornece um espaço para discussões construtivas, mas também reafirma o compromisso das instituições envolvidas em trabalhar juntas em prol do desenvolvimento sustentável da navegação fluvial e do aproveitamento máximo das potencialidades das hidrovias brasileiras.