NAVSEG: Revolução Digital na Navegação Brasileira – Mais de 8 Mil Usuários em Apenas Quatro Meses

O aplicativo NAVSEG, desenvolvido pela Marinha do Brasil em parceria com o Ministério do Turismo, transforma a segurança e praticidade para navegadores

Em setembro de 2023, a Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério do Turismo, lançou o aplicativo NAVSEG, uma ferramenta inovadora que promete transformar a experiência de navegação em território brasileiro. Disponível para sistemas Android e iOS, o NAVSEG oferece praticidade e segurança para condutores e passageiros, marcando um ponto de virada na gestão da navegação marítima no país.

Monitoramento Eficiente e Seguro

navseg foto2

Entrevista coletiva no lançamento do NAVSEG, em 13 de setembro de 2023 – Imagem: Marinha do Brasil

O Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, Diretor de Portos e Costas, destacou a importância do NAVSEG para o incremento da segurança na navegação. O aplicativo permite que a Autoridade Marítima monitore em tempo real o trajeto das embarcações, desde a partida até o destino. Isso é feito através do envio de dados da embarcação pelo celular do condutor, que são transmitidos a cada 15 minutos para os núcleos de monitoramento da Marinha. Este sistema representa um avanço significativo, pois facilita a identificação e localização de embarcações em perigo, agilizando o processo de socorro e salvamento.

Simplificação de Procedimentos e Alcance Notável

navseg foto1

Desde seu lançamento, o NAVSEG já foi adotado por mais de 8 mil usuários, abrangendo condutores de embarcações de pequeno e médio portes, tanto para fins de pesca e turismo náutico quanto para transporte de passageiros e cargas. A ferramenta simplificou procedimentos antes burocráticos, como a emissão do “Aviso de Saída”. Agora, os navegadores podem informar os dados da viagem diretamente no aplicativo, eliminando a necessidade de deslocamento físico para entregar o formulário em Iate Clubes ou Capitanias.

Perspectivas Futuras

O Almirante Salgueirinho, na ocasião do lançamento, já antecipava o potencial do NAVSEG para aprimorar a segurança na navegação. Esta iniciativa reforça o compromisso da Marinha do Brasil com a inovação tecnológica, alinhada à segurança e eficiência. O NAVSEG não é apenas um aplicativo, mas uma ferramenta estratégica que representa um salto qualitativo na forma como o Brasil gerencia sua vasta malha navegável, contribuindo significativamente para a salvaguarda da vida humana no mar.

Fonte: Defesa em Foco